Tenho lido muitos sites na net falando sobre design web, acessibilidade, css e todas as coisinhas que estão em pauta quando se fala em desenvolvimento de sites. E uma coisa que sinto falta, como morador de uma cidade do interior da bahia, é ver esse pessoal falando em sites brasileiros, de pequenas empresas, que deram certo. É muito fácil falar no design do site da coca-cola, do firefox, ou o site horroroso de
Jacob Nielsen (que mané usabilidade senhor Jacob, mas esse site com letras pretas sobre um fundo Amarelo e azul tá feio demais, e indo pela lógica, um dos dois fundos não vai ficar de fácil leitura, sendo que uma cor é fria e outra quente).
Acho muito fácil usar como exemplo as mega-empresas mundiais como a nike, ou a microsoft, ou a pepsi, mas para mim legal é usar com exemplo empresas locais, assim cada designer criará em sua região de atuação uma estética local, e não vai mais ficar seguindo as infames tendências do momento. Cada local tem necessidade de um tipo de padrão estético, o complicado é descobrir isso. Acredito que para descobrir isso é preciso está com as antenas ligadas para tudo o que nos cerca, não só fica com a visão focada para o PC. E, antes de tudo, ter em nossas mentes que design não é feito para nós mesmo ou para o cliente, e sim para o publico alvo a que se destina.
Um bom exemplo é o site nostalgia do terror, feito por Ulisses, numa cidade do interior da Bahia que esqueci o nome ehehehe. Um site baiano com quase 500 visitas por dia, para a nossa realidade é um sucesso, sem falar que o site tem um visual muito legal, fazendo um bom usado des cores primárias, como o verde e o vermelho.
http://www.nostalgiadoterror.com/Marcadores: webdesign usabilidade design